Por que a consultoria ambiental está crescendo?

A Consultoria Ambiental é um termo amplo que cobre uma ampla variedade de diferentes objetivos ambientais. Muitas vezes refere-se a um tipo de consultoria de conformidade, em que o consultor trabalha para garantir que a organização esteja em conformidade com as regulamentações ambientais, por exemplo. No entanto, abrange também serviços de consultoria que aconselham de forma mais geral sobre questões ambientais e de sustentabilidade, como a gestão de resíduos, a reciclagem, os riscos de inundações e outros efeitos das alterações climáticas.

Um consultor ambiental pode ser resumido como um profissional que trabalha para reduzir o impacto ambiental das operações de uma organização através da utilização de dados ambientais.

Os consultores ambientais operam em uma variedade de setores diferentes e também podem atender pelo cargo de consultor de área ambiental, gerente de projeto ambiental, consultor de auditoria ambiental, profissional ambiental ou analista ambiental.

Além dos vários cargos atribuídos à função, há uma gama igualmente ampla de subespecialidades nas quais os consultores ambientais podem optar por se especializar. Por exemplo, um consultor ambiental pode se especializar em avaliação de terras contaminadas, energia, investigações geotécnicas ou engenharia, sistemas de gestão ambiental, declarações ecológicas, conformidade, avaliação de impacto, risco de inundação, gestão de amianto e gestão da pegada de carbono.

Quando surgiu a consultoria ambiental?

A consultoria ambiental é uma especialidade que começou a surgir no final das décadas de 1980 e 1990. Nas décadas anteriores a esta, as empresas estavam sujeitas a muito pouca ou nenhuma regulamentação no que diz respeito a questões ambientais. Os resíduos perigosos eram simplesmente despejados em aterros e a poluição não era realmente motivo de preocupação.

Lentamente, cientistas e outros profissionais começaram a falar abertamente sobre os efeitos das indústrias não regulamentadas e apelaram a regulamentos e diretrizes para melhor proteger o ambiente. Isso levou à constatação, em muitas indústrias, de que era necessário fazer mais para ajudar a gerir o seu impacto. Os consultores ambientais ajudaram a satisfazer esta necessidade e passaram a prestar serviços a diversas organizações, aconselhando sobre como poderiam operar de forma mais sustentável e reduzir a sua poluição e resíduos.

Por que a consultoria ambiental está crescendo?

A consultoria ambiental já foi um mercado relativamente de nicho, no entanto, os negócios têm crescido continuamente nas últimas décadas e o mercado testemunhou um boom nos últimos anos. Além do mais, a tendência não dá sinais de desaceleração. A investigação mostra que a consultoria ambiental registrou uma taxa de crescimento superior a 2% entre 2016 e 2021, mas espera-se que esta taxa aumente para 10% até 2026. Então, o que está por detrás desta tendência de crescimento ascendente?

A pressão regulamentar, bem como a sensibilização do público em geral e a procura por empresas mais conscientes do ponto de vista ambiental, significam que as empresas têm de definir objetivos cada vez mais ambiciosos no que diz respeito à sustentabilidade e ao ambiente. Em muitos países em todo o mundo, os governos estão a começar a regulamentar esta área, exigindo que as empresas tomem medidas para calcular o seu impacto ambiental e tomar medidas para o reduzir. Na Europa, por exemplo, regulamentos como a Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa (CSRD) e o Regulamento de Divulgação de Finanças Sustentáveis ​​(SFDR) impõem exigências crescentes às empresas que operam na União Europeia para fornecerem informações sobre medidas e metas de sustentabilidade.

Os conselhos de administração têm agora de implementar metas de sustentabilidade e de emissões de carbono como parte da sua estratégia operacional. Isto significa que necessitam de aconselhamento que vá além das questões técnicas ou regulamentares, abrangendo o planeamento estratégico e a transformação operacional.

A consultoria ambiental abrange um vasto leque de trabalhos diversos, desde a compreensão dos requisitos regulamentares, ao desenvolvimento de estratégias operacionais, até à implementação propriamente dita da estratégia (algo que varia enormemente dependendo da empresa e das mudanças operacionais). A consultoria ambiental é uma área altamente especializada que envolve desde modelagem financeira até engenharia climática. É por isso que as empresas recorrem cada vez mais a empresas de consultoria ambiental.

Talvez uma medida do potencial do mercado de consultoria ambiental seja o facto de muitas das empresas de gestão de topo do mundo.

A necessidade de consultores ambientais é grande e espera-se que só aumente à medida que os governos endurecem as regulamentações e as exigências de descarbonização. As empresas com maus antecedentes ambientais expõem-se a riscos comerciais significativos. Clientes, investidores e até mesmo funcionários exigem cada vez mais que as organizações tomem a iniciativa quando se trata de considerações climáticas. No entanto, muitas empresas não têm o talento e o conhecimento necessários para implementar as mudanças necessárias nas suas operações.

Por que a consultoria ambiental é importante?

A consultoria ambiental é um serviço cada vez mais importante e procurado que não só beneficia as empresas, mas também traz consigo uma série de outras vantagens. Vamos dar uma olhada em alguns deles com mais detalhes:

Risco comercial reduzido

As empresas com maus registos no que diz respeito ao ambiente expõem-se a riscos comerciais significativos (por exemplo, risco de litígio, risco de violação das regulamentações e risco de perturbação da cadeia de abastecimento). Clientes, investidores e até mesmo funcionários exigem cada vez mais que as organizações tomem a iniciativa quando se trata de considerações climáticas. No entanto, muitas empresas carecem de talento e conhecimento para implementar as mudanças necessárias.

É por isso que a consultoria ambiental pode ser tão útil. Consultores especializados são capazes de fornecer o know-how que permite às empresas criar práticas mais sustentáveis ​​e reduzir a sua exposição a práticas ambientalmente prejudiciais.

Vantagem competitiva

Os consumidores estão cada vez mais ligados quando se trata dos aspectos ambientais de um produto ou serviço, e muitos procuram activamente aqueles que minimizem o seu impacto e danos. É por isso que as empresas que se envolvem numa transformação organizacional e que tomam medidas para descarbonizar e implementar práticas sustentáveis ​​ajudam a diferenciar-se da concorrência.

Oportunidade

A sustentabilidade e as considerações ambientais estão, na verdade, a criar oportunidades de negócio. Um relatório recente da empresa de consultoria McKinsey estima que será necessário um investimento de cerca de 9,2 biliões de dólares por ano se quisermos ter alguma hipótese de atingir as metas globais de zero emissões líquidas até 2050.

Esta é uma redistribuição incrível das finanças e representa uma enorme oportunidade de negócio para as organizações que estão prontas para a mudança. Será necessário desenvolver novas tecnologias e práticas, criando novos mercados onde as empresas possam operar e abrindo novos fluxos de rendimento.

Benefícios comunitários

A consultoria ambiental abrange uma ampla variedade de atividades, mas no centro de todas elas está a proteção e a melhoria do meio ambiente, algo que, em última análise, também beneficia a comunidade.

Vejamos o exemplo do consultor ambiental contratado para realizar uma auditoria no local de um novo terreno que uma empresa está adquirindo. Se o consultor ambiental determinar que há poluição perigosa por produtos químicos, podem ser tomadas medidas para limpar o local e garantir que seja seguro para uso.

Os consultores ambientais também podem realizar uma variedade de outras avaliações, dependendo do tipo de projeto em que estão trabalhando – por exemplo, eles podem testar a contaminação das águas subterrâneas ou do solo, ou avaliar a presença de amianto em um edifício, etc. não é apenas o ambiente que beneficia, é também a comunidade local.

Consciência ambiental

A consultoria ambiental ajuda a divulgar e aumentar a conscientização sobre as questões ambientais entre as empresas. Mesmo quando existem regulamentos que exigem que uma empresa tome medidas, muitas vezes é um consultor ambiental que ajuda a empresa a desenvolver e implementar uma estratégia viável. Isto incentiva as empresas a reconsiderar a sua relação com o ambiente e educa aqueles que trabalham em ambientes comerciais sobre o seu impacto.

Impacto ambiental

A consultoria ambiental visa reduzir o impacto da atividade humana no meio ambiente. Quer se trate de ajudar as empresas a implementar um plano de ação para reduzir o seu impacto ambiental ou de realizar avaliações ambientais que resultem em ações corretivas, o aconselhamento e o trabalho de um consultor ambiental criam um efeito ambiental positivo.

Desenvolvimento de melhores práticas

Ao ajudar as empresas a implementar planos de gestão eficazes e ao garantir que cumprem os padrões da indústria, os consultores ambientais garantem que as melhores práticas são seguidas. Seu trabalho também auxilia no desenvolvimento de melhores práticas. As regulamentações e tecnologias ambientais estão em constante evolução – é função de um consultor ambiental manter-se atualizado sobre isso.

Deixe um comentário