Neste artigo vamos aprender o que se chama prata de lei, prata 925 ou prata de lei, como diferenciá-la da prata de baixa qualidade, como cuidar e como limpar suas joias de prata 925.
O que significa prata 925 e prata de lei?
prata 925
Quando dizemos Prata 925, queremos dizer que a joia possui 92,5% de prata, e o restante de outros metais. Dito de outra forma, para cada 1.000 peças, 925 são de prata pura.
prata de lei
Quando falamos em prata de lei, queremos dizer que a joia possui um grau mínimo de pureza estabelecido por lei. No caso da Espanha, a prata mínima para que a joia seja considerada lícita é de 800 milésimos. Existem dois tipos de lei:
Prata de primeira lei: que é aquela que tem no mínimo 92,5% de prata
Prata de segunda lei: que tem entre 80% e 92,4% de pureza.
A prata pura é muito mole para ser usada em joias. Se usássemos prata pura para criar joias, ela se deformaria e o menor toque a marcaria. É por isso que a prata pura é misturada com outros metais, como o cobre, para dar-lhe dureza, mas mantendo um alto grau de prata.
A marca de 925 ou prata esterlina
Foi no ano de 1300 no Reino Unido, quando devido ao grande número de falsificações que existiam no mercado, o governo inglês estabeleceu um sistema legal para classificar a prata . Essa regulamentação se espalhou por diversos países até se tornar algo quase global.
Hoje em dia verificamos que a maioria das lojas de joias de prata que vendem prata 925 ou 925 são perfuradas com seu grau de pureza. Claro que nem todas as joias são perfuradas, seja por falta de espaço, seja por particularidades da joia.
Existem diferentes formas de perfurar joias de prata 925, algumas das mais usadas são 925, 9.25, 925/1000, Sterling, S/S ou Sterling 9.25.
Claro que no mercado (principalmente em joias que vêm da China) encontramos joias rotuladas como prata 925 ou prata esterlina (a maioria chama de prata esterlina em inglês), mas sua quantidade de prata pura é bem menor que 92,5%, em alguns casos, eles nem sequer têm dinheiro.
Como saber se é prata 925 ou prata de lei genuína?
Você não poderá saber se a joia que comprou realmente tem o percentual de prata que pagou, mas saberá se está próximo ou se é uma falsificação.
Procure o selo 925
Procure na joia que deseja comprar o selo com a inscrição 925, embora, como já comentamos antes, não tê-lo não significa que estamos diante de uma falsificação.
Desconfie de preços muito baixos
A prata é um metal precioso. Ninguém te vai oferecer um anel de prata 925 por um preço baixo, porque só o material já vale bastante, e ninguém vende para perder dinheiro, olhe o valor atual sempre.
cheiro de prata
Você pode cheirar sua joia para saber se está lidando com uma joia de prata genuína. A prata não emite nenhum odor, portanto, se sua joia cheirar a metal, fique atento.
O teste do ímã na prata
Traga um imã para sua joia, se ela grudar fortemente no imã, significa que tem uma grande quantidade de metal. A prata tem um magnetismo muito fraco, portanto dificilmente precisa aderir ao ímã.
Faça o teste de ácido nítrico
Se você jogar uma gota de ácido nítrico em uma joia de prata 925 genuína, nada acontecerá com ela. Por outro lado, se o ácido nítrico tocar uma peça feita de outro material, deixará uma marca. Seu joalheiro deve concordar com um teste de ácido nítrico se tiver certeza de que a joia que está vendendo é uma joia de prata 0,925 genuína.
Se você perceber que o líquido fica com uma cor verde/turquesa, pode afirmar 100% que está diante de uma joia falsa.
A cor que ela deve assumir é avermelhada/óxido, o que garantirá que nossa joia seja prata de lei 925 milésimos.
Compre suas joias de prata em uma joalheria de confiança
Compre suas joias de prata 925 em sites confiáveis, joalherias ou sites com opiniões comprovadas. Evite comprar joias de prata em sites que não oferecem 100% de confiança.
Nos últimos anos, surgiram muitas joalherias online onde se vendem joias de prata a preços baixíssimos, já que são todas de origem asiática.
Evite comprar em sites de vendas asiáticos se quiser prata de verdade.
Se você passar na maioria dos testes que oferecemos a você neste artigo, você pode ficar tranquilo sabendo que sua joia é autêntica em prata de lei 925.
Como cuidar de uma joia em prata 925 ou prata de lei?
A prata é um metal precioso, mas precisa de alguns cuidados para que mantenha todo o seu brilho por muito tempo. A prata oxida devido a agentes externos.
Siga nossas dicas para manter suas joias de prata como no primeiro dia:
- Guarde suas joias em local fresco, seco e sem luz. Para que fiquem o mais isolados possível do exterior.
- Separe suas joias entre elas, uma joia com outra pode ser riscada com bastante facilidade.
- Limpe suas joias de prata com frequência para mantê-las como no primeiro dia. Mergulhe-as em água morna com sabão por 10 minutos, com o auxílio de uma escova de cerdas macias, limpe sua joia e em seguida seque-a bem com um pano de microfibra.
- Evite borrifar suas joias de prata com perfumes, graxa, cloro ou água salgada, pois eles podem danificar facilmente suas joias.
Como limpar prata?
Se sua joia de prata escureceu, não precisa se preocupar, é algo completamente normal e comum, principalmente em anéis , pulseiras ou colares de prata já que a joia está em contato contínuo com a pele. A prata fica preta porque é sua forma natural de oxidação, como a grande maioria dos metais. Mas não se preocupe, com os métodos que propomos a seguir para limpar suas joias de prata, elas ficarão como no primeiro dia.
Razões pelas quais a prata fica preta
- O PH diferente da pele: tem gente que tem um PH mais ácido.
- Dependendo do tipo de água da zona onde vive, existem águas com mais cal e outros minerais que podem danificá-la do que outras.
- Águas mineral-medicinais com alto teor de enxofre.
- Uso de perfumes e colônias. Também alguns produtos químicos e sabões.
- O local onde a prata é armazenada.
- Uso de medicamentos que podem alterar o ph da nossa pele.
- A quantidade de enxofre no ar onde vivemos.
Métodos para limpar suas joias de prata
Para limpar uma joia de prata levemente enegrecida, o remédio caseiro com bicarbonato de sódio e uma escova de cerdas macias costuma funcionar.
Se a nossa joia escureceu muito, o melhor método, desde que a joia não tenha pedras, é o método do alumínio, sal e bicarbonato.
O Método do Alumínio, Sal e Bicarbonato de Sódio
Não use em joias com pedras. Não use este método com joias que contenham pedras, pois isso pode danificá-las.
- Coloque papel alumínio no fundo de um recipiente de plástico ou vidro.
- Adicione uma colher de sopa de sal, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e água quente suficiente para cobrir as joias e misture tudo.
- Coloque a joia no recipiente, garantindo que a joia fique em contato com o papel alumínio.
- Aguarde até que a superfície preta desapareça. Geralmente leva alguns minutos, quanto mais superfície preta você tiver, mais tempo levará para desaparecer.
- Retire a joia, enxágue com água morna e seque bem com um pano de microfibra.
O que acontece é que o alumínio é mais reativo com o enxofre do que a prata:
3 Ag 2 S(s) + 2 Al(s) —> 6 Ag(s) + Al 2 S 3 (s)
Se a joia tiver pedras, já que o método anterior não pode ser aplicado nela, o melhor é sempre o seu joalheiro polir e polir, deixando a joia como nova.
Esperamos que este artigo tenha sido útil e que você conheça um pouco mais sobre esse precioso material, a prata de lei 925.
Se gostou deste artigo, subscreva a nosso newsletter para ficar a par de todas as novidades, descontos e sorteios!