O QUE É LÁPIS-LAZÚLI?

QUAL É O SIGNIFICADO DA PEDRA LÁPIS-LAZÚLI?

O nome desta pedra natural significa “pedra azul”. Vem da palavra latina lapis, que significa mineral, e do árabe lazul, que significa azul.

A ORIGEM DA PEDRA LÁPIS-LAZÚLI

Esta pedra preciosa, anteriormente chamada de “pedra semipreciosa”, fascina as pessoas desde o início dos tempos. Ao longo dos séculos, o lápis-lazúli foi considerado um símbolo de saúde, nobreza, sorte, força divina, poder, coragem, elegância e pureza.

Tem sido frequentemente usado para criar itens de luxo e joias suntuosas. Em tempos pré-históricos, o lápis-lazúli já era usado em joias ou como ornamento. Os egípcios o usavam para decorar as máscaras funerárias dos faraós e para criar amuletos da sorte em forma de olho ou escaravelho.

Na Idade Média, esta pedra azul também foi moída em pó para fazer pigmentos azuis ultramarinos. Mais tarde, foi usado para tingir tecidos ou para pintar suportes ou quadros, como pode ser visto no teto da Capela Sistina ou na Moça com Brinco lápis lazúli.

QUAIS SÃO AS PROPRIEDADES DO LÁPIS-LAZÚLI?

Esta pedra natural pertence à família feldspática. Sua dureza está entre 5 e 6 na escala de Mohs e sua densidade varia entre 2,5 e 3.

É composto de lazurita. Também contém pirita quando apresenta flocos dourados ou calcita quando é salpicado de branco.

QUAL É A COR DO LÁPIS-LAZÚLI?

Azul intenso, com escamas douradas ou brancas consoante a sua composição.

Sua cor pode lembrar um céu estrelado.

Muitas vezes é confundido com safira, sodalita, etc.

ONDE É ENCONTRADO O LÁPIS-LAZÚLI?

As principais jazidas de lápis-lazúli encontram-se no Afeganistão, onde foram descobertas as jazidas mais antigas, mas também no Chile, onde é considerada a pedra nacional. Existem também jazidas no Peru, Angola, Paquistão, Birmânia e América do Norte.
Os depósitos mais antigos foram encontrados no Afeganistão.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO LÁPIS-LAZÚLI?

Diz-se que o lápis-lazúli tem um efeito calmante, reduzindo o estresse e promovendo a comunicação e a autoconfiança. Diz-se que esta pedra azul é altamente benéfica para aumentar o espírito criativo.
Está ligado ao chakra da garganta (o 5º chakra) e ao chakra frontal, também chamado de Terceiro Olho (o 6º chakra).

Obs: Nossas gemas não são vendidas para litoterapia. As pedras naturais não podem de forma alguma substituir a experiência ou o tratamento médico.

COMO RECARREGAR LÁPIS-LAZÚLI?

Se você deseja limpar sua pedra de lápis-lazúli, pode purificá-la em água limpa, pura ou destilada.
Para recarregar o lápis-lazúli, é aconselhável colocar a pedra fina diretamente sob o luar, de preferência quando a lua estiver cheia.

COMO USAR LÁPIS-LAZÚLI?

Sua cor azul profunda combina bem com cores quentes como ouro ou banhado a ouro, ou mesmo ouro rosa.
Se você preferir joias de prata, a prata 925 ou o aço inoxidável permitirão que você crie joias altamente elegantes.

Na litoterapia, a pedra lápis-lazúli combina muito bem com outras pedras azuis como apatita, sodalita, larimar, aventurina azul ou água-marinha. Você também pode combiná-lo com ametista, fluorita, labradorita ou pedra da lua. Essas pedras emitem energias semelhantes e promovem calma e serenidade.
Em vez disso, não é recomendado combiná-los com jaspe vermelho, malaquita, obsidiana negra ou ônix. Pedras muito poderosas e energizantes diluiriam os benefícios do lápis-lazúli.

Mas se você escolher uma pedra de lápis-lazúli apenas por sua beleza e brilho, todas as pedras são permitidas. Basta combiná-lo com os que você gosta…

Deixe um comentário