Como você reconhece um lápis-lazúli genuíno?

O lápis-lazúli é uma pedra muito popular no mercado de litoterapia por suas múltiplas virtudes. Essa paixão dos aficionados por pedras preciosas pelo lápis-lazúli leva alguns fabricantes mal-intencionados a transformá-lo em falsificações, quase idênticas em tamanho e cor, mas desprovidas de virtude. Como reconhecer um autêntico lápis-lazúli? Aqui estão algumas dicas.

Um lembrete das características do lápis-lazúli

O lápis-lazúli remonta a vários milhares de anos e seduziu as diferentes épocas pelas quais passou até hoje. Esta pedra semipreciosa continua a ser uma das mais procuradas em joalharia, mineralogia e litoterapia. Em outra pasta você encontrará detalhes sobre as características desta pedra. Apenas lembramos que é uma pedra azul macia com veios brancos, flashes amarelos ou flocos dourados.

A pedra é lisa ao tato, com densidade bastante baixa, entre 2,65 e 3, e dureza 5 na escala de Mohs. Costuma-se dizer que quanto mais profunda a cor, mais valiosa ela é. Assim é. No entanto, a vigilância deve ser redobrada para evitar a falsificação. Portanto, aqui estão alguns pontos a serem verificados para garantir que é a verdadeira pedra de lápis-lazúli.

Técnicas de verificação de lápis-lazúli

Embora o principal depósito de lápis-lazúli esteja no Afeganistão, hoje essa pedra pode ser encontrada em todo o mundo em vários campos, como joalheria, mineralogia ou litoterapia.

A cor do lápis-lazúli

A cor é um critério a ter em conta na hora de comprar uma pedra lápis-lazúli. Certamente a profundidade de sua tonalidade a torna mais valiosa, mas não deve ser confundida com outras pedras que compartilham a mesma cor.

Se mencionarmos apenas a sodalita, que é comumente confundida com lápis-lazúli. Na verdade, basta adicionar um tom um pouco mais claro para que passe por lápis-lazúli quando não é absolutamente nada. Há também a pedra Howlita azul que pode ser confundida com o lápis-lazúli do ponto de vista externo. De fato, olhando mais de perto, esta pedra não tem nem os veios brancos nem as lascas de pirita que são reconhecidas no lápis-lazúli. Assim, por um simples jogo de cores, é possível sintetizar a cor de uma pedra para confundir o leigo com uma finalidade puramente lucrativa e desonesta.

Teste de dureza e densidade de lápis-lazúli

Densidade e dureza também podem ser estudadas para distinguir o falso do verdadeiro. Com uma dureza de até 5, o lápis-lazúli apresenta um pequeno arranhão após ser esfaqueado. Por outro lado, a pedra também pode arranhar uma faca de forma mais visível.

Ou seja, se a pedra for muito dura para não apresentar arranhões sob a faca ou se não deixar marcas na faca, corre-se o risco de não ser verdadeira. Mas as coisas pioram.

A falsificação total de lápis-lazúli

Hoje, alguns fabricantes sem escrúpulos são capazes de fazer lápis-lazúli inteiramente de pasta de endurecimento com meticulosa mistura de cores. Os mais habilidosos podem recriar uma pedra polida, lisa e azul como o lápis-lazúli e colocar em anéis, colares, pulseiras e brinco lápis lazúli e vendê-la no mercado sem ser reconhecida como falsa. Infelizmente, esta pedra falsa não pode oferecer as virtudes do lápis-lazúli.

O preço do lápis-lazúli

A terceira técnica é baseada no preço da pedra. É um cristal precioso e valioso. Regra geral, uma conta de lápis-lazúli custa pelo menos 1 euro. Portanto, uma pulseira de lápis-lazúli custa cerca de 30 euros. Se você não conseguir encontrar por esse preço no revendedor, fique atento, pois a pedra pode ser falsa.

Um profissional para reconhecer as pedras reais

Nada melhor que um profissional para reconhecer a natureza de uma pedra. Além disso, se você tiver dúvidas sobre algum cristal, seja quartzo ou qualquer outra rocha, deixe-se aconselhar por um profissional para determinar o valor da pedra e ver se você está fazendo um bom investimento ou não na hora de comprá-la.

Em suma, o lápis-lazúli é uma pedra fina ou semipreciosa com múltiplos benefícios, mas alguns critérios devem ser verificados antes de comprá-la. Não poupe detalhes para saber a qualidade da pedra. Você também deve saber que hoje existem fotos de pedras reais e falsas que você pode conferir na Internet antes de qualquer compra. Isso pode ajudá-lo a reconhecer um plástico versus uma pedra preciosa e distinguir o falso do verdadeiro.

Deixe um comentário